Rio Grande do Norte

Ipem-RN reprova 12 bombas e interdita 4 em postos de Natal, Parnamirim, São Gonçalo e Ceará-Mirim

Fiscalização feita com a ANP de 20 a 22 de outubro conferiu 143 bicos em 11 postos; denúncias podem ser feitas à Ouvidoria do instituto.

Fiscais do Ipem-RN e da ANP conferem uma bomba de combustível durante a fiscalização nos postos.
Fiscais do Ipem-RN e da ANP conferem uma bomba de combustível durante a fiscalização nos postos. Foto: Divulgação/Ipem-RN

Uma fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) em postos de combustíveis terminou com 12 bombas reprovadas e quatro interditadas, segundo o órgão. O trabalho foi feito de 20 a 22 de outubro, em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em postos de quatro cidades:

  • Natal;
  • Parnamirim;
  • São Gonçalo do Amarante;
  • Ceará-Mirim.

Nos três dias, as equipes passaram por 11 postos e conferiram 143 bicos de abastecimento. De acordo com o Ipem-RN, o objetivo foi verificar se as bombas medidoras seguem as regras de metrologia, para que o consumidor receba a quantidade de combustível pela qual pagou. A ação teve a participação de Fábio Suganuma, responsável técnico do Laboratório Antifraude em Bombas de Combustíveis do Ipem de São Paulo.

O que foi encontrado

Segundo o instituto, os problemas que levaram à reprovação e à interdição dos equipamentos foram:

  • bomba que não desliga como deveria depois do abastecimento;
  • falha no visor depois que a bomba é desligada;
  • incoerência nos cabos dos pulsers, que levam a medição do combustível até o visor;
  • componentes sem proteção e vazamentos;
  • equipamentos em mau estado de conservação;
  • alterações na bomba que não estão previstas em portaria.

A placa de uma das bombas foi recolhida e levada para perícia em São Paulo.

Prazo para os postos

De acordo com o Ipem-RN, as bombas reprovadas precisam ser corrigidas e passarão por nova avaliação do instituto em até 15 dias. As quatro interditadas ficam proibidas de funcionar até a regularização.

Como denunciar

O instituto informa que a fiscalização é permanente. Denúncias podem ser feitas à Ouvidoria do Ipem-RN pelo WhatsApp (84) 98802-0364 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.rn.gov.br. Outra opção é o portal Fala.BR, no endereço falabr.cgu.gov.br.

Com informações do Ipem-RN, da Tribuna do Norte e do Portal 98 FM Natal.

Com informações de Tribuna do Norte.

Encontrou um erro? Avise a redação. Corrigimos com transparência, conforme a nossa política editorial.