Bispos de El Salvador pedem ao papa que declare Santo Óscar Romero doutor da Igreja
Pedido foi feito em audiência com Leão XIV, que também foi convidado a visitar o país e rezar no túmulo do arcebispo
Os bispos de El Salvador pediram ao papa Leão XIV que declare Santo Óscar Arnulfo Romero doutor da Igreja e que visite o país para rezar no túmulo do arcebispo. Os pedidos foram feitos em uma audiência no dia 11 de setembro, durante a visita dos bispos salvadorenhos a Roma, e divulgados pela Conferência Episcopal de El Salvador no dia 4 de outubro.
Romero foi assassinado em 24 de março de 1980, enquanto celebrava a missa na capela do Hospital Divina Providência, em San Salvador, e foi canonizado pelo papa Francisco em 14 de outubro de 2018.
Segundo o arcebispo de San Salvador, dom José Luis Escobar Alas, presidente da conferência episcopal, o papa recebeu as propostas com uma atitude “muito positiva e acolhedora”, mas as duas decisões dependem de um processo de consulta e discernimento antes de uma resposta definitiva.
No encontro, Leão XIV contou que tem devoção especial por Romero: segundo dom Escobar, o papa carregava um santinho do arcebispo com uma relíquia e se recomendava todos os dias à intercessão dele. Os bispos entregaram ao papa uma relíquia de primeiro grau do santo.
O título de doutor da Igreja é dado a santos reconhecidos pelo ensino e pela contribuição duradoura à vida da Igreja, e a declaração costuma ser feita pelo papa.
Com informações de EWTN News / ACI Prensa.
Esta matéria foi útil para você?
Encontrou um erro? Avise a redação. Corrigimos com transparência, conforme a nossa política editorial.