Rio Grande do Norte

Styvenson cobra prestação de contas e ameaça deixar prefeituras sem emendas

Senador condiciona novas destinações de emendas à apresentação de dados sobre a aplicação de recursos enviados em 2025 e 2026.

Styvenson
Styvenson Foto: Divulgação, via Agora RN

O senador Styvenson Valentim (PSDB) anunciou que não destinará novas emendas parlamentares às prefeituras do Rio Grande do Norte que não apresentarem informações sobre a aplicação dos recursos enviados por seu mandato em 2025 e 2026. A cobrança foi feita em um vídeo publicado em suas redes sociais.

Styvenson afirmou que vários municípios ainda não informaram como utilizaram o dinheiro recebido ou possuem valores que não foram executados. Ele destacou que as administrações municipais já foram notificadas duas vezes para esclarecer a situação.

No vídeo, o senador exibiu uma planilha com os nomes dos municípios beneficiados, os valores destinados e a situação dos recursos. Ele não divulgou quais prefeituras apresentam pendências nem o montante total envolvido, mas enfatizou a importância da transparência na utilização dos recursos públicos.

“Antes de baterem nessa porta aqui, vocês gastem esse recurso e deem transparência. Me diz com o que está gastando, porque está faltando”, declarou Styvenson, enquanto mostrava os documentos utilizados para acompanhar a execução das emendas.

O senador ressaltou que a maior parte das emendas destinadas às prefeituras está relacionada à área da saúde e pediu que os secretários municipais informem os investimentos realizados. Ele condicionou novas negociações sobre destinação de emendas à apresentação dessas informações.

Styvenson também mencionou que o acompanhamento dos recursos é fundamental para evitar desperdícios e irregularidades na utilização do dinheiro público. Ele anunciou que o gabinete já enviou duas notificações formais a cada prefeitura identificada com pendências e que não pretende abrir exceções à exigência durante o restante de seu mandato.

Com informações de Agora RN.

Encontrou um erro? Avise a redação. Corrigimos com transparência, conforme a nossa política editorial.