Queimadas no Amazonas: 762 focos em 24 horas, 405% a mais que na véspera — boletim de quinta (29)
Contagem do Inpe por satélite, qualidade do ar e as notícias do dia na imprensa do Amazonas. Boletim diário do Macaíba Gospel enquanto durar a crise das queimadas
MANAUS (AM) — O Amazonas teve 762 detecções de focos de calor nas últimas 24 horas, segundo a contagem por satélite do Programa Queimadas, do Inpe, feita às 11h17. Nas 24 horas anteriores tinham sido 151.
Os municípios com mais detecções foram Parintins (136), Nhamundá (59), Barreirinha (52), Boca do Acre (45) e Alvarães (38). Em Manaus, 3 detecções.
O mesmo fogo pode aparecer em mais de uma passagem dos satélites, e a fumaça e as nuvens escondem parte dos focos; por isso o número serve para comparar um dia com o outro.
Qualidade do ar
A redação não registrou nenhuma medição publicada pela imprensa nas últimas 24 horas. O sistema Selva, da UEA, e o IQAir mostram o ar de Manaus em tempo real.
O que a imprensa noticiou
- Qualidade do ar em Parintins fica mais de 10 vezes acima do nível considerado bom; aulas são suspensas (g1 Amazonas)
- Governo Federal libera R$ 68 milhões em recursos para ações de combate à estiagem e seca no Amazonas, Pará e Acre (Portal Amazônia)
- Venda de gasolina e etanol em garrafas e galões é suspensa no AM para combater queimadas (g1 Amazonas)
- Proposta prevê suspensão de atividades ao ar livre e distribuição de máscaras em Manaus (A Crítica)
- Amazonas decreta emergência em saúde pública por estiagem (A Crítica)
- Boa Vista do Ramos entra em emergência por seca dos rios; sobe para 47 municípios do AM na lista (g1 Amazonas)
- Amazonas entra em situação de emergência com 562 comunidades isoladas por conta da estiagem (Rios de Notícias)
- Amazonas decreta emergência em saúde por 180 dias após seca isolar 562 comunidades (g1 Amazonas)
Os números e as notícias continuam sendo atualizados ao longo do dia na página do Macaíba Gospel sobre Manaus e as queimadas.
Com informações de Inpe (Programa Queimadas).
Esta matéria foi útil para você?
Encontrou um erro? Avise a redação. Corrigimos com transparência, conforme a nossa política editorial.