Queimadas no Amazonas: 507 focos em 24 horas, 34% a menos que na véspera — boletim de sexta (30)
Contagem do Inpe por satélite, qualidade do ar e as notícias do dia na imprensa do Amazonas. Boletim diário do Macaíba Gospel enquanto durar a crise das queimadas
MANAUS (AM) — O Amazonas teve 507 detecções de focos de calor nas últimas 24 horas, segundo a contagem por satélite do Programa Queimadas, do Inpe, feita às 11h28. Nas 24 horas anteriores tinham sido 767.
Os municípios com mais detecções foram Nhamundá (52), Envira (50), Borba (34), Barreirinha (34) e Parintins (33). Em Manaus, 4 detecções.
O mesmo fogo pode aparecer em mais de uma passagem dos satélites, e a fumaça e as nuvens escondem parte dos focos; por isso o número serve para comparar um dia com o outro.
Qualidade do ar
A redação não registrou nenhuma medição publicada pela imprensa nas últimas 24 horas. O sistema Selva, da UEA, e o IQAir mostram o ar de Manaus em tempo real.
O que a imprensa noticiou
- Estiagem no Amazonas atinge 124 mil famílias e afeta todos os municípios (A Crítica)
- Lições de 2023 atenuam impactos da vazante no Polo Industrial de Manaus (A Crítica)
- Fim de semana prolongado deve ser de chuva em Manaus (A Crítica)
- Ar de Manaus melhora, mas capital continua sendo a mais poluída do país, aponta monitoramento (g1 Amazonas)
- Seca do Rio Negro dificulta transporte em Manaus e ribeirinhos enfrentam caminhadas de até 2 km (g1 Amazonas)
- Ibama envia mais duas aeronaves a Parintins para combater incêndios na Vila Amazônia (Rios de Notícias)
- Calor e seca: botos são monitorados enquanto estratégias de intervenção são traçadas na Amazônia (Portal Amazônia)
- Governo Federal mobiliza 253 profissionais no combate a incêndios no Amazonas (Rios de Notícias)
Os números e as notícias continuam sendo atualizados ao longo do dia na página do Macaíba Gospel sobre Manaus e as queimadas.
Com informações de Inpe (Programa Queimadas).
Esta matéria foi útil para você?
Encontrou um erro? Avise a redação. Corrigimos com transparência, conforme a nossa política editorial.